Governo estadunidense nega recessãoReprodução/Freepik
Publicado 25/08/2022 13:12 | Atualizado 25/08/2022 13:14
O PIB dos Estados Unidos recuou 0,6 no segundo trimestre, um pouco menos do que o esperado. No entanto, o Produto Interno Bruto americano continua a cair e ameaça empurrar a maior economia do mundo para a recessão. A segunda estimativa do Departamento de Comércio divulgada nesta quinta-feira, 25, é 0,3 ponto percentual superior à primeira estimativa (-0,9%) anunciada no final do mês de julho. Já no primeiro trimestre, o PIB caiu 1,6%.
A definição de recessão geralmente aceita costuma ser de dois trimestres consecutivos de declínio do PIB, apesar de muitos economistas e o governo de Joe Biden argumentarem que a economia dos EUA não está necessariamente em recessão. Eles apontam para outros indicadores mais favoráveis, como o mercado de trabalho, que continua em movimento.
O Departamento de Comércio atribui a diferença entre a primeira e a segunda estimativa principalmente ao fato de que os gastos do consumidor (+1,5%) foram melhores do que o estimado, assim como os investimentos em estoques privados. Os gastos das autoridades estaduais e locais também foram maiores do que o inicialmente estimado.
Os Estados Unidos privilegiam a medição do PIB a uma taxa anual, que compara com o trimestre anterior e projeta a evolução ao longo do ano. Outras economias avançadas simplesmente comparam com o trimestre anterior.
Leia mais