Publicado 24/09/2022 21:30 | Atualizado 24/09/2022 21:39
A Coreia do Norte lançou neste sábado (24) um míssil balístico não identificado no Mar do Japão, pouco depois de um porta-aviões dos Estados Unidos chegar àquela região para realizar manobras, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O lançamento ocorre em meio a relatos de que a Coreia do Norte estaria se preparando para lançar um míssil balístico a partir de um submarino. A guarda costeira do Japão confirmou o possível lançamento de um míssil, citando informações do Ministério da Defesa de Tóquio, e pediu às embarcações naquela região que se mantenham atentas.
A TV pública do Japão indicou que o objeto parecia ter caído fora da zona de exclusão econômica do Japão.
Ontem, o porta-aviões USS Ronald Reagan, de propulsão nuclear, e navios do seu grupo de ataque atracaram no porto de Busan como parte de um esforço da Coreia do Sul para intensificar sua cooperação militar com Washington. O USS Reagan fará exercícios conjuntos neste mês perto da costa leste sul-coreana.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul são aliados históricos e já realizaram inúmeras manobras militares conjuntas, que definem como defensivas, mas o governo norte-coreano as considera testes para uma invasão.
Leia mais