Nancy Pelosi, de 82 anos, revelou que não tentará a reeleição como líder do Partido Democrata em janeiroAFP
Publicado 17/11/2022 15:54
Washington - Líder do Partido Democrata na Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi anunciou nesta quinta-feira, 17, que não defenderá a manutenção no cargo em janeiro, quando o Partido Republicano, vitorioso nas eleições de meio de mandato, assumirá o controle da Casa. Eleita duas vezes presidente da Câmara, a política, de 82 anos, disse que abre espaço para a renovação de lideranças.
"Para mim, chegou a hora de uma nova geração liderar a bancada democrata que tanto respeito... Não buscarei a reeleição para a liderança democrata na próxima legislatura", afirmou Pelosi.

O deputado Hakeem Jeffries, de Nova York, é um dos nomes cotados na sucessão de Pelosi na liderança democrata. Caso eleito, ele seria o primeiro legislador negro a liderar uma das bancadas dos principais partidos no Congresso. 
A veterana democrata, que continuará o mandato como deputada pela Califórnia, foi aplaudida pelos colegas durante o discurso na Câmara, local que chamou de  "solo sagrado" e o "coração da democracia americana".
"A democracia americana é majestosa, mas é frágil. Muitos de nós aqui testemunhamos nossa fragilidade em primeira mão, tragicamente. E, portanto, a democracia deve ser sempre defendida de forças que desejam prejudicá-la", disse Pelosi, em alusão ao ataque ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump favoráveis ao golpe, em janeiro de 2021.
 
Leia mais