Publicado 28/11/2022 12:09
Teerã - Famosa atriz iraniana, Hengameh Ghaziani, foi libertada no domingo, 27, sob pagamento de fiança mais de uma semana depois de ter sido detida por apoiar os protestos que abalam o Irã. Um dia antes, duas das figuras mais proeminentes presas por apoiar os protestos - o jogador de futebol Voria Ghafouri e o dissidente Hosein Ronaghi - também foram libertados sob fiança.
Em 20 de novembro, autoridades judiciais iranianas informaram que Ghaziani estava entre as oito personalidades e políticos questionados por seus comentários sobre a onda de protestos desencadeada pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, em 16 de setembro.
Amini foi detida por supostamente quebrar o rígido código de vestimenta do Irã para mulheres. Milhares de pessoas foram presas e dezenas morreram na repressão aos protestos, que as autoridades descrevem como "distúrbios" fomentados por inimigos ocidentais.
Antes de sua prisão, Ghaziani, de 52 anos, afirmou que havia sido intimada pela justiça, e em seguida postou um vídeo no Instagram em que tirava o véu. A artista ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de cinema Tehran Fajr em 2008 e 2012.
Leia mais