Trump é acusado de disseminar informações falsas sobre fraudes nas eleições americanasAFP
Publicado 19/12/2022 18:30
O comitê de investigação da Câmara dos Representantes sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio votou para enviar o caso do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao Departamento de Justiça, para a potencial apresentação de acusações criminais, uma recomendação enfática que culmina os 18 meses de apuração. As conclusões do comitê incluem alegações de que Trump disseminou alegações falsas de fraude relacionadas à eleição de 2020, incitando seus partidários à violência em 6 de janeiro, segundo o resumo executivo, divulgado pelo comitê após reunião nesta segunda-feira.
Apesar de saber que ele havia perdido dezenas de processos eleitorais, Trump se recusou a aceitar que seu concorrente, Joe Biden, venceu a eleição e "tramou para reverter o resultado da eleição", concluiu o comitê, segundo seu resumo.
O comitê, em sua reunião, apresentou quatro condutas criminosas pelas quais Trump deveria ser acionado pelo Departamento de Justiça, entre elas obstrução de um procedimento oficial, conspiração e incitação à insurreição. Também houve imputação de condutas criminosas contra John Eastman, advogado constitucionalista que trabalhou para Trump nas semanas que levaram ao 6 de janeiro e que falou a uma multidão antes do confronto no Capitólio.
Publicidade
Leia mais