Publicado 11/01/2023 12:04
A China anunciou nesta quarta-feira (11) a remoção da isenção de visto para os cidadãos sul-coreanos e japoneses em trânsito pelo país, em resposta às restrições sanitárias impostas pela Coreia do Sul e pelo Japão aos viajantes chineses.
Nas últimas semanas, os dois países implementaram novas condições para os visitantes que chegam da China, no momento que o gigante asiático enfrenta um aumento nos casos de covid-19.
A resposta chinesa às restrições "inaceitáveis" veio na terça (10), acabando com os vistos de curta duração para todos os cidadãos sul-coreanos e japoneses.
A partir desta quarta, os serviços de imigração intensificaram sua retaliação, "em resposta às recentes restrições discriminatórias de entrada impostas por alguns países aos cidadãos chineses", disse o comunicado do setor do governo encarregado da imigração.
"As autoridades nacionais de imigração suspenderam, com efeito imediado, a emissão de vistos aos cidadãos coreanos e japoneses e a política de isenção de vistos para os viajantes em trânsito", escreveu a nota.
Ainda nesta quarta, Tóquio pediu a Pequim que anulasse esta decisão.
Cidadãos de muitos países estão contemplados na medida que possibilita a permanência na China sem visto por até 72 horas, caso os viajantes possam mostrar que estão esperando embarcar para um terceiro país. A permanência pode durar até 144 horas em algumas cidades e províncias.
Essa política foi dificultada, quando a China impôs a quarentena obrigatória a todos os viajantes, exigência que foi suspensa no último domingo (8).
Leia mais