Porto Vila, capital de Vanuatu, após passagem do ciclone Judy na quarta-feiraJean-Baptiste Jeangène Vilmer / Embaixada Francesa em Vanuatu e nas Ilhas Salomão / AFP
Publicado 03/03/2023 10:28
O pequeno país insular de Vanuatu, no Oceano Pacífico, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (3), depois de ser atingido por dois terremotos e um ciclone em um intervalo de poucos dias. Um segundo ciclone se aproxima das ilhas.
Enquanto o país se recuperava dos danos provocados pela passagem na quarta-feira (1º) do ciclone Judy, os moradores enfrentaram dois terremotos nesta sexta-feira e precisaram procurar abrigo com a aproximação de outra tempestade, o ciclone Kevin.
"É uma loucura. Vanuatu está acostumado com desastres naturais, mas acho que é a primeira vez com dois ciclones consecutivos", disse Eric Durpaire, do Unicef, à AFP.
As autoridades não relataram vítimas na passagem do ciclone Judy, que levou centenas de pessoas para abrigos de emergência na capital Port Vila.
Também não foram registradas vítimas após os dois terremotos, de 6,5 e 5,4 graus, registrados nesta sexta-feira, mas a situação nas ilhas menores permanece indeterminada.
Com a aproximação do ciclone Kevin, com ventos de até 130 quilômetros por hora, o primeiro-ministro Ishmael Kalsakau decidiu decretar estado de emergência. 
Publicidade
Leia mais