Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram declaração conjunta nesta terça-feira, 21MIKHAIL TERESHCHENKO / SPUTNIK / AFP
Publicado 21/03/2023 15:33
Publicidade
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram declaração conjunta, publicada nesta terça-feira, 21, pelo Ministério de Relações Exteriores da chinês, durante o segundo dia de visita de Xi a Moscou.
No comunicado, ambos apontam que, para uma resolução da guerra da Ucrânia, as preocupações e segurança de todos os países "devem ser respeitadas".
"Os dois lados pedem a paralisação de todos os movimentos que levem a tensões e ao prolongamento dos combates para evitar que a crise se agrave ou mesmo saia do controle", diz o texto. Na declaração, a Rússia "reafirma o compromisso pela retomada das negociações de paz o mais rápido possível".
Ainda segundo o documento, tanto a Rússia quanto a China se opõem à prática de qualquer nação ou grupo de países "de buscar vantagens nas áreas militar, política e outras em detrimento dos legítimos interesses de segurança de outros países".
Publicidade
Leia mais