Publicado 28/03/2023 12:16
Elon Musk anunciou nesta segunda-feira, 27, que apenas usuários pagantes do Twitter poderão votar em enquetes e aparecer na aba "Para Você". A medida entra em vigor no dia 15 de abril.
A página "Para Você" é o feed padrão de qualquer usuário do Twitter. Nela, são mostradas publicações relacionadas com as preferências de cada pessoa. É nessa página que aparecem postagens de contas que o usuário não necessariamente segue. Isso significa que, com a mudança, apenas usuários pagantes poderão ter suas publicações recomendadas para outras pessoas.
No Brasil, a assinatura do Twitter Blue custa até R$ 60 mensais. Quando Musk assumiu o controle da rede social, ele inseriu o selo azul nos benefícios do plano, permitindo que qualquer pessoa pague para ser verificada na plataforma.
A novidade distorceu o uso do selo, que antes servia para identificar pessoas com relevância, como celebridades, jornalistas, políticos e ativistas. Agora, a verificação serve apenas para indicar que uma conta é paga e fez um processo de verificação de identidade. Para Musk, essa é a forma de acabar com os bots de spam no Twitter.
"Apenas contas verificadas estarão qualificadas para fazer parte das recomendações Para Você. Essa é a única maneira realista de lidar com enxames avançados de bots de IA assumindo o controle. Caso contrário, é uma batalha perdida sem esperança. A votação em enquetes exigirá verificação pelo mesmo motivo", anunciou o bilionário.
A novidade distorceu o uso do selo, que antes servia para identificar pessoas com relevância, como celebridades, jornalistas, políticos e ativistas. Agora, a verificação serve apenas para indicar que uma conta é paga e fez um processo de verificação de identidade. Para Musk, essa é a forma de acabar com os bots de spam no Twitter.
"Apenas contas verificadas estarão qualificadas para fazer parte das recomendações Para Você. Essa é a única maneira realista de lidar com enxames avançados de bots de IA assumindo o controle. Caso contrário, é uma batalha perdida sem esperança. A votação em enquetes exigirá verificação pelo mesmo motivo", anunciou o bilionário.
Com a perda de anunciantes, o Twitter Blue passou a ser ainda mais importante para a receita do Twitter, e usuários comuns estão vendo cada vez mais recursos se tornarem premium, como a autenticação em duas etapas por SMS.
Na semana passada, o Twitter já havia anunciado que, a partir de abril, todas as pessoas que tinham selos azuis por relevância, obtidos antes da gestão Musk, perderão a verificação .
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.