Em março, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Moscou mobilizaria armas nucleares táticas em BelarusAFP
Publicado 04/04/2023 15:01
Publicidade
Moscou - Militares bielorrussos começaram a ser treinados na Rússia no uso de armas nucleares "táticas" — informaram os dois países nesta terça-feira, 4, depois que o Kremlin anunciou o envio desse tipo de armamento para Belarus.
"Um sistema de mísseis tático operacional Iskander-M foi entregue às Forças Armadas bielorrussas. Ele permite o uso tanto de mísseis comuns quanto nucleares", declarou o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.
"Desde 3 de abril, o pessoal bielorrusso está sendo treinado em seu uso (...) em um centro de formação russo", acrescentou.
Em um comunicado, o Ministério da Defesa de Belarus afirmou, por sua vez, que "o pessoal dessas unidades estudará em detalhe questões relacionadas com o conteúdo e com o uso de munições nucleares táticas". Em 25 de março, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Moscou mobilizará armas nucleares "táticas" em Belarus, sua aliada no conflito com a Ucrânia, levantando preocupações em Kiev e no Ocidente.
Segundo Putin, dez aviões já foram equipados em Belarus para o uso deste tipo de armas nucleares táticas e, em 1º de julho, terá sido concluída a construção de um armazém especial. As armas nucleares "táticas" podem causar danos imensos, mas seu alcance de destruição é mais limitado do que o das armas nucleares "estratégicas".
Na semana passada, o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse estar pronto para aceitar armas nucleares "estratégicas" russas em seu território, além das "táticas". Várias autoridades russas já ameaçaram usar armas nucleares na Ucrânia, se o conflito se agravar.
Publicidade
Leia mais