Temporada de chuvas, que começou em janeiro e pode se estender por todo o mês de abrilReprodução: redes sociais
Publicado 15/04/2023 22:22
Publicidade
Deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas em uma comunidade de camponeses na província limenha de Huaral deixaram dois mortos e cinco desaparecidos, informou o governo neste sábado, 15.
"Temos duas pessoas falecidas e cinco desaparecidas pelos deslizamentos de lama e pedras", disse à imprensa o ministro da Justiça, José Tello, que foi ao local dos deslizamentos.
Os deslizamentos ocorreram entre quinta-feira, 13, e sexta-feira, 15, depois de chuvas intensas em uma comunidade camponesa de Atavillos Bajo, na província de Huaral, 78 km ao norte de Lima.
Entre as vítimas fatais está uma mulher de 65 anos. O Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) registrou 27 casas destruídas.
O chefe regional da Defesa Civil, Víctor Díaz, recomendou declarar toda a comunidade, onde vivem 500 pessoas, inabitável, para evitar o risco de um possível novo deslizamento.
A temporada de chuvas, que começou em janeiro e pode se estender por todo o mês de abril, já deixou 84 mortos e cerca de 45 mil afetados em todo o país, segundo organizações de socorro.
Incomumente fortes, os temporais têm provocado o transbordamento de rios e deslizamentos de terra nos Andes peruanos.
Publicidade
Leia mais