Publicado 28/06/2023 16:52
O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, agência governamental que fornece dados sobre orçamento para o Congresso americano, estima que a dívida federal em poder do público no país chegará a 181% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim de 2053. O débito deverá ultrapassar o seu maior nível histórico em 2029, a 107%, segundo as previsões.
As informações constam em relatório com projeções de longo prazo publicado nesta quarta-feira, 28. No documento, o CBO relaciona aumento da dívida federal com déficits públicos persistentemente grandes.
A agência espera que o déficit cresça quase todo ano pelas próximas três décadas, e chegue a 10% do PIB em 2053. O relatório destaca que, nos últimos 100 anos, o déficit só chegou a níveis tão altos durante a Segunda Guerra Mundial e a pandemia da covid-19.
"O crescimento dos déficits nas próximas três décadas ocorre à medida que os aumentos nos gastos - especialmente os gastos com juros, com os principais programas de saúde e com a Seguridade Social - ultrapassam os aumentos nas receitas", afirma o CBO.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.