Putin participou da reunião da SCO por videoconferência Divulgação/Governo da Rússia
Publicado 04/07/2023 11:26
Publicidade
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira, 4, que o posso russo está "unido como nunca antes", em uma tentativa de projetar confiança durante reunião da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), após a recém insurreição frustrada do grupo paramilitar Wagner.
O evento, realizado por meio de videoconferência mediada pela Índia, foi a primeira reunião multilateral da qual Putin participou desde a rebelião armada que abalou a Rússia e vem num momento em que o líder russo tenta mostrar que o Ocidente não conseguiu isolar Moscou após sua invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Fundada por Rússia e China para se contrapor a alianças ocidentais, a SCO também aceitou o Irã como novo integrante. Com isso, o grupo contará com nove países-membros.
Ao falar via link de vídeo a partir do Kremlin, Putin elogiou a SCO por "desempenhar um papel cada vez mais significativo nos assuntos internacionais, dando uma contribuição real para manter a paz e a estabilidade, garantindo o crescimento econômico sustentável dos estados participantes e fortalecendo os laços entre os povos". 
Publicidade
Leia mais