Itália e a França enviaram, cada uma, dois aviões de combate a incêndios para ajudar a GréciaValerie GACHE / AFP
Publicado 18/07/2023 19:07
Publicidade
Incêndios florestais em rápida propagação se espalharam nos arredores de Atenas, na Grécia, e forçaram autoridades a fechar rodovias para ajudar a proteger uma refinaria de petróleo.
Aviões e helicópteros lançadores de água voaram baixo através de uma manta de fumaça tingida de laranja pelo pôr do sol para tentar conter dois incêndios florestais a oeste de Atenas antes do anoitecer.
A União Europeia prometeu assistência adicional, enquanto as previsões indicavam que mais calor extremo estava a caminho. A Itália e a França enviaram, cada uma, dois aviões de combate a incêndios para ajudar a Grécia.
Os aviões e suas equipes fazem parte de um mecanismo de proteção civil da UE e se juntarão a cerca de 30 bombeiros romenos já estacionados na Grécia como parte de um programa periódicos de incêndios da UE, disseram autoridades europeias na terça-feira.
As autoridades cancelaram férias e licenças para os bombeiros, enquanto o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, interrompeu uma visita a Bruxelas e voltou a Atenas para se reunir com os chefes do Corpo de Bombeiros e da Agência de Proteção Civil.
Uma segunda onda de calor é esperada na quinta-feira, 20, com temperaturas de até 44 º C esperadas nas partes central e sul do país até o final da semana.
Publicidade
Leia mais