Publicado 26/07/2023 16:08 | Atualizado 26/07/2023 16:40
Rio - A cantora Sinéad O'Connor morreu aos 56 anos, segundo informou o jornal 'The Irish Times', nesta quarta-feira (26). A notícia foi confirmada pela família da artista irlandesa, que preferiu não divulgar a causa da morte. "É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida Sinéad. Família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil", diz a nota compartilhada por familiares.
Sinéad ganhou reconhecimento mundial ao cantar o sucesso "Nothing Compares 2 U", canção escrita por Prince que figurou no topo das paradas musicais. O hit fez parte de seu segundo álbum de estúdio, lançado em 1990 como sucessor do disco "The Lion and the Cobra", de 1987, que já garantiu a aclamação do público e da crítica na estreia da artista.
A intérprete também chamava a atenção com seus posicionamentos políticos e declarações relacionadas q questões sociais. Em 1992, O'Connor protestou contra os casos de abuso sexual na Igreja Católica em participação no programa de TV "Saturday Night Live". Na ocasião, a cantora se apresentou com a música "War", de Bob Marley, e trocou a palavra "racismo" por "abuso infantil". O momento que marcou a performance foi a hora em que Sinéad rasgou uma foto do Papa João Paulo II na frente da câmera.
Em junho de 2021, Sinéad usou o Twitter para anunciar oficialmente sua aposentadoria dos palcos e o fim de sua carreira na música. "Eu envelheci e estou cansada (...) Um guerreiro sabe quando deve recuar. Foi uma jornada de 40 anos. É hora de colocar os pés no chão e realizar outros sonhos", declarou a artista, que, na época, tinha mais um álbum previsto para ser lançado. O disco "No veteran dies alone" seria divulgado no ano seguinte, mas nunca chegou a ser disponibilizado.
Três anos antes, a cantora se converteu ao Islamismo e mudou seu nome, passando a se chamar Shuhada 'Sadaqat. No início de 2023, O'Connor foi homenageada no RTÉ Choice Music Awards com o prêmio de Álbum Irlandês Clássico por seu disco de estreia, "I do not want what I haven't got". Durante a cerimônia, a artista foi ovacionada pela plateia ao dedicar a honraria a “todo e qualquer membro da comunidade de refugiados da Irlanda”.
Tragédia familiar
Sinéad O'Connor enfrentou um drama pessoal, em janeiro de 2022, quando seu filho, Shane O'Connor, de 17 anos, foi encontrado morto em Wicklow, na Irlanda. "Meu lindo filho Nevi'im Nesta Ali Shane O'Connor, luz da minha vida, decidiu encerrar sua luta terrana hoje e agora está com Deus. Que ele descanse em paz e ninguém siga seu exemplo. Meu bebê, eu te amo muito. Por favor, fique em paz", lamentou a cantora, em postagem nas redes sociais.
A famosa ainda ameaçou processar o hospital onde herdeiro estava internado. Shane lutava contra a depressão e chegou a passar dois dias desaparecido, quando seu corpo foi encontrado. O rapaz é filho de Sinéad com o músico Donal Lunny. A cantora ainda deixa três filhos de outros relacionamentos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.