Presidente da Rússia, Putin e o presidente da Ucrânia, ZelenskyReprodução
Publicado 11/09/2023 08:33
Publicidade
A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira, 11, que recuperou uma plataforma de petróleo e gás no Mar Negro controlada pela Rússia desde 2015, em plena contraofensiva de Kiev e em um momento de grande tensão nas águas próximas aos portos ucranianos.
"A Ucrânia recupera o controle da 'Vishki Boika'", afirmou o departamento de inteligência militar do Ministério da Defesa ucraniano em um comunicado.
Durante a operação, "combates foram registrados entre as forças especiais ucranianas a bordo de navios e um avião de combate russo Su-30", acrescenta a nota, que também afirma que "o avião russo foi danificado e teve que recuar".
As unidades ucranianas "conseguiram assumir o controle de troféus preciosos: um estoque de munições para helicópteros (...) assim como o radar 'Neva', que permite seguir os movimentos dos navios no Mar Negro", acrescentou.
Um vídeo de 10 minutos divulgado pela inteligência militar ucraniana mostra unidades de elite se aproximando da plataforma de petróleo e gás a bordo de pequenas lanchas rápidas e, em seguida, entrando no local para hastear a bandeira ucraniana.
Publicidade
Leia mais