Publicado 22/09/2023 10:05
A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira, 22, que a Rússia retomou a campanha de "terror energético" com ataques a instalações cruciais do país com a aproximação do inverno (hemisfério norte, verão no Brasil).
"A fase de terror energético começou", denunciou o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, durante um fórum econômico em Kiev.
"Vemos isso com os primeiros ataques a subestações de energia regionais nas últimas duas semanas", disse Shmygal, segundo a agência Interfax-Ucrânia.
O primeiro-ministro destacou, no entanto, que a Ucrânia está melhor preparada que no inverno passado, quando os ataques russos contra instalações de energia elétricas deixaram milhões de pessoas sem luz ou calefação com frequência.
"Estamos muito melhor preparados e mais fortes do que estávamos no ano passado. Mas com certeza o inverno será difícil", disse.
A Rússia bombardeia quase todas as noites várias cidades ucranianas com mísseis e drones explosivos. Um ataque com mais de 40 mísseis de cruzeiro matou três pessoas na quinta-feira, 21, na cidade de Kherson (sul) e deixou vários feridos na capital Kiev. A maioria dos projéteis foi abatida, mas alguns atingiram áreas civis, segundo as autoridades ucranianas.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.