Bobi tinha 31 anos e vivia em PortugalFoto:Reprodução/Internet
Publicado 23/10/2023 13:28 | Atualizado 23/10/2023 15:03
Publicidade
Morreu, aos 31 anos, Bobi, o cachorro considerado pelo Guiness Records como o mais velho do mundo. Ele vivia na cidade de Leiria, em Portugal e não resistiu a uma internação de dois dias para tratar de uma complicação de saúde. A morte foi divulgada, no último sábado, pelas redes sociais do Le Terrier Studio, um estúdio de fotografia de animais, e ganhou grande repercussão na internet. 

Bobi, que era da raça Rafeiro do Alentejo, nasceu em 11 de maio de 1992 e viveu exatos 31 anos e 163 dias. Em fevereiro desse ano, a instituição Guiness Records o reconheceu com o título de "cachorro mais velho do mundo". 

Ainda de acordo com a instituição, além de mais velho do mundo, ele era considerado o cão mais velho de todos os tempos. O animal foi registrado em 1992 no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, que confirmou sua data de nascimento.
Escapou de doação ao ser 'esquecido' pelo tutor
Apesar de ter vivido tantos anos, Bobi foi um "sobrevivente" desde o primeiro ano. À Guiness Records, o tutor Leonel Costa contou que o pais decidiu doar toda a ninhada, composta por outros três irmãos, escondido da mãe, por "já terem bichos demais na casa".
Por um acaso do destino, o Rafeiro do Alentejo ficou escondido em uma pilha de madeira armazenada no galpão onde nasceu. Assim que o pai saiu, Leonel e os irmãos encontraram o filhote, e o mantiveram  'escondido' na residência. Quando os pais souberam da existência de Bobi, o animal "já fazia parte da família", disse.
Em uma entrevista ao jornal português "SIC", o tutor lamentou a perda do bicho de estimação, após dois dias de internação. "Iniciamos um tratamento específico. No entanto, ele não resistiu. Foi uma luta dura, e só um guerreiro como ele podia ter aguentado este tempo".
De acordo com Leonel, o temperamento dócil e calmo de Bobi foi o segredo para viver tempo tempo. Ele ainda ressaltou que o animal "sempre viveu livre e nunca usou coleiras, amarras, ou foi acorrentado - e sempre desfrutou de liberdade na natureza ao redor de sua casa". 
Bobi teria 180 anos
De acordo com veterinária Malena Noro, mestre em Análises Clínicas Veterinárias pela Universidade Federal do Pará (UFPA), se fosse um ser humano, Bobi teria aproximadamente 180 anos. A profissional ressaltou que esse cálculo varia de acordo com a raça e peso do animal. Por ter uma estrutura física próxima ao Golden Retriever, Malena acredita que tenha uma semelhança entre os parâmetros.
Publicidade
Leia mais