Publicado 26/10/2023 18:14 | Atualizado 26/10/2023 18:15
Paris - Os líderes da União Europeia concordaram em apelar a "pausas para necessidades humanitárias" no conflito entre Israel e Hamas, visando permitir a entrada de ajuda na Faixa Gaza.
Em texto de conclusão após reunião do Conselho Europeu, os dirigentes apontaram que expressam a "mais grave preocupação" pela deterioração da situação humanitária em Gaza, e pede pelo acesso mais rápido possível a itens de ajuda humanitária.
A União Europeia reforçou sua posição de buscar a Solução de Dois Estados para o conflito, e incluiu um chamado para um conferência sobre o tema "em breve". Mais cedo, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que preside no momento o Conselho da UE, havia mencionado a possibilidade em entrevista.
O Conselho Europeu lembrou a necessidade de evitar uma escalada regional do conflito, e afirmou que buscará colaboração com parceiros neste sentido, incluindo a Autoridade Palestina.
O documento destacou ainda a importância de lutar contra a disseminação de informações sobre o conflito, e reforçou a responsabilidade das plataformas neste contexto.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.