Publicado 14/12/2023 14:54
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, viajou para a Alemanha nesta quinta-feira (14), uma viagem que não estava prevista em sua agenda e que acontece no momento em que a Ucrânia tenta manter o apoio ocidental à guerra contra a Rússia.
"Zelensky tem reuniões na região do Rhein-Main", localizada no oeste da Alemanha, perto da cidade de Frankfurt, disse um porta-voz da polícia alemã à AFP nesta quinta.
"O objetivo de sua viagem é ir à base militar de Wiesbaden (oeste), de onde se coordena a ajuda dos aliados" da Ucrânia, afirmou o porta-voz da Presidência ucraniana, Sergei Nikiforov.
Em 2022, os Estados Unidos estabeleceram um centro de coordenação da ajuda para a Ucrânia na base militar de Clay, perto da cidade de Wiesbaden.
A visita inesperada de Zelensky à Alemanha acontece um dia depois de ele ter-se reunido em Oslo, na Noruega, com os líderes de cinco países do norte da Europa, que prestam uma importante ajuda a Kiev.
Depois de seu Exército ter feito poucos avanços na contraofensiva iniciada em junho, o governo ucraniano teme uma diminuição da ajuda militar e econômica recebida de seus aliados ocidentais.
Os líderes da União Europeia (UE) se reúnem hoje e amanhã em Bruxelas para chegar a um acordo sobre um novo pacote de ajuda, avaliado em cerca de 50 bilhões de euros (US$ 55 bilhões, ou R$ 269,5 bilhões na cotação atual).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.