Presidente da Ucrânia, Volodymyr ZelenskyAFP
Publicado 23/12/2023 08:06
O Exército ucraniano afirmou que derrubou três caças-bombardeiros russos Sukhoi Su-34 na sexta-feira (22) no sul do país, uma ação que, segundo o presidente Volodymyr Zelensky, aconteceu na região de Kherson, onde os combates são intensos.
"Hoje, ao meio-dia, três caças-bombardeiros russos Su-34 foram abatidos na região operacional sul", anunciou no Telegram o comandante da Força Aérea ucraniana, Mykola Oleshchuk.
Zelensky disse em um discurso na sexta-feira à noite que as aeronaves foram derrubadas por mísseis e agradeceu aos "soldados que destruíram três aviões russos Sukhoi no sul, em nossa região de Kherson".
"Que cada piloto russo esteja ciente da nossa resposta a cada assassino russo, nenhum deles ficará impune", declarou Zelensky.
A Força Aérea não informou o que aconteceu com os pilotos dos caças. As autoridades russas inicialmente não confirmaram a informação.
O influente blog militar russo Fighterbomber informou, no entanto, "baixas em combate" provocadas pelo sistema de defesa antiaérea Patriot, fornecido pelos Estados Unidos à Ucrânia.
Publicidade
Leia mais