Publicado 12/01/2024 13:12
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu aumentar a ajuda militar à Ucrânia e entregar milhares de drones em uma visita surpresa a Kiev nesta sexta-feira, 12.
"Somos um dos principais apoiadores da Ucrânia, especialmente quando se trata de ajuda militar", declarou Sunak na capital ucraniana.
"Somos um dos principais apoiadores da Ucrânia, especialmente quando se trata de ajuda militar", declarou Sunak na capital ucraniana.
A ajuda militar britânica para o ano 2024/2025 aumentará para 2,5 bilhões de libras (3,19 bilhões de dólares ou 15,5 bilhões de reais na cotação atual).
Esta contribuição, que é dotada de 200 milhões de libras (255 milhões de dólares ou 1,2 bilhão de reais) a mais do que a ajuda dos dois anos anteriores, será destinada a mísseis de longo alcance, defesa aérea, munições de artilharia e segurança marítima.
Ao menos 200 milhões de libras fazem parte de uma iniciativa para "fornecer e produzir rapidamente milhares de drones militares", incluindo "drones de vigilância, ataque de longo alcance e marítimos", de acordo com Downing Street.
O governo britânico afirmou que esta será "a maior entrega de drones à Ucrânia, de qualquer país". A maioria desses dispositivos será fabricada no Reino Unido. Este apoio é proporcional "à gravidade da situação aqui" e à "nossa determinação" em apoiar a Ucrânia, declarou Sunak.
No total, Londres forneceu até agora quase 12 bilhões de libras (17,8 bilhões de dólares ou 86,8 bilhões de reais) em ajuda à Ucrânia.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.