Joe Biden, atual presidente dos EUADrew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Publicado 16/02/2024 15:33 | Atualizado 16/02/2024 15:34
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar "indignado" com a morte do opositor russo preso Alexei Navalny, uma "poderosa voz da verdade", e afirmou que o presidente russo Vladimir "Putin é responsável" pela sua morte.

"Não sabemos exatamente o que aconteceu", disse o presidente dos EUA durante um discurso na Casa Branca.
Alexei Navalny, opositor russo e principal adversário do Kremlin, morreu aos 47 anos nesta sexta-feira (16) na prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos, informou o serviço penitenciário.

"Em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário N°3, o prisioneiro Navalny A.A. passou mal após uma caminhada (...) as causas da morte estão sendo determinadas", afirmou o serviço penitenciário da região ártica de Yamal em um comunicado.

"Todas as medidas de reanimação necessárias foram realizadas, mas não apresentaram resultados positivos. Os paramédicos confirmaram a morte do condenado. As causas da morte estão sendo estabelecidas", acrescenta o texto.
O ativista havia sido condenado por "extremismo" e cumpria pena de 19 anos de prisão em uma colônia penal remota do Ártico, em condições muito difíceis. Os vários processos contra ele foram denunciados como perseguição política e uma estratégia de punição por sua oposição ao presidente Vladimir Putin.

O presidente russo foi informado sobre o falecimento, indicou seu porta-voz, Dmitri Peskov. A equipe no exílio do líder opositor informou que não foi comunicada sobre a morte.
Publicidade
Leia mais