Segundo presidente colombiano, Gustavo Petro, existe uma "campanha política" para gerar "preocupação" e "medo"AFP
Publicado 23/02/2024 16:58
A embaixada dos Estados Unidos recomendou a seus cidadãos manter um "perfil baixo" durante suas visitas à Colômbia, "abster-se de oferecer resistência" se for vítima de roubo e "manter a compostura" em caso de tiroteio, segundo um boletim difundido nesta sexta-feira (23).
"Roubos realizados por indivíduos armados ocorreram em restaurantes, cafés e cervejarias populares de Bogotá, frequentadas por turistas e a comunidade de expatriados", informou a embaixada americana em um comunicado datado de quinta-feira.
Apesar dos números de roubos e homicídios terem diminuído nos primeiros meses do ano, segundo a polícia, uma série de assaltos e tiroteios em setores exclusivos de Bogotá fizeram disparar os alarmes da delegação diplomática.
"No infeliz caso de um roubo, os cidadãos americanos devem dar prioridade à sua segurança pessoal, abster-se de oferecer resistência e entregar rapidamente todos os objetos de valor sem vacilar. A resistência pode dar lugar a uma escalada brusca de violência", recomendou a embaixada.
Segundo a polícia colombiana, houve até agora este ano 12 casos de roubos a restaurantes famosos, a maioria deles registrados em vídeo e difundidos nas redes sociais e nos meios de comunicação.
"Mantenha um perfil baixo [...] Não mostre sinais de riqueza, como joias e relógios caros", diz a nota.
Aos roubos somou-se nesta quarta o assassinato de um empresário em um dos bairros mais nobres da cidade. O ataque provocou um tiroteio, enquanto dezenas de pessoas em diferentes restaurantes gritavam e buscavam proteção sob as mesas. O pistoleiro conseguiu fugir, mas o motociclista que o acompanhava foi capturado, segundo autoridades.
"Se um cidadão americano se encontrar próximo a um tiroteio, é crucial manter a compostura. Aconselha-se deitar-se de bruços no chão e procurar se esconder", acrescentou a embaixada.
O presidente Gustavo Petro, por sua vez, garantiu nesta sexta-feira que existe uma "campanha política" para gerar "preocupação" e "medo", que não corresponde com a redução de crimes na capital.
"Em Bogotá se cometem 3 homicídios por dia em média [...] se há objetividade e não manipulação, teriam que dizer que é a média mais baixa da história de Bogotá há mais de quatro décadas", indicou o presidente na rede social X.
Segundo a polícia colombiana, diminuíram em janeiro os roubos a pessoas (-20%), a estabelecimentos comerciais (-65%) e os danos pessoais (-7%). A extorsão, contudo, aumentou 47%.
Publicidade
Leia mais