Papa FranciscoAFP
Publicado 30/03/2024 11:27
O Papa Francisco deve participar da Vigília Pascal deste sábado (30), segundo informação do Vaticano. A cerimônia é umas das mais importantes do calendário católico. A presença do pontífice era motivo de apreensão após o cancelamento da aparição do religioso na Via Crúcis, nesta sexta-feira, no Coliseu de Roma, para 'preservação da saúde', segundo divulgou a instituição.
Durante a Vigília Pascal, que dura cerca de duas horas, é celebrada a ressurreição de Jesus. O ritual, que está previsto para iniciar às 19h30 e deve ter duração de duas horas, conta com a Liturgia da Luz, segue a Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Além disso, são batizados oitos adultos convertidos.
No domingo (31), está programada a tradicional missa de Páscoa, além da mensagem Urbi et Orbi, direcionada ao público em geral e realizada da varanda central da Basílica de São Pedro (a Varanda das bênçãos). 
Cancelamentos
Recentemente, o Papa Francisco, esteve envolvido em polêmicas sobre seu estado de saúde. Nesta sexta-feira (29), ele cancelou de última hora sua participação na via-crúcis no Coliseu de Roma, em um contexto de preocupação com sua saúde debilitada. No ano passado, o religioso também cancelou a presença.

"Para preservar sua saúde, na preparação para a vigília de amanhã e a missa do Domingo de Páscoa, o papa Francisco acompanhará a via-crúcis do Coliseu da residência de Santa Marta", anunciou o Vaticano em um comunicado.
Em fevereiro, o pontífice cancelou algumas audiências programadas depois de ser afetado por um "leve estado gripal". "Devido a um leve estado gripal, e por precaução, o papa cancelou as audiências previstas para sábado", anunciou a Santa Sé, sem revelar detalhes.
Publicidade
Leia mais