Publicado 24/04/2024 14:47
A polícia britânica anunciou, nesta quarta-feira (24), a prisão de três homens após a morte de cinco migrantes, entre eles uma criança, quando cruzavam o Canal da Mancha na terça-feira (23) para chegar ao Reino Unido.
PublicidadeOs três presos, dois sudaneses e um sul-sudanês, de idades entre os 19 e os 22 anos, são suspeitos de "facilitar a imigração clandestina e de ter entrado ilegalmente no Reino Unido", indicou a agência policial britânica contra a criminalidade (National Crime Agency, NCA) em um comunicado.
Os homens foram levados a uma delegacia de polícia em Kent, no sudeste da Inglaterra, para serem interrogados, anunciou a polícia.
Pelo menos cinco migrantes, entre eles uma criança, morreram na madrugada de terça-feira em frente ao litoral francês, em um acidente de uma embarcação que transportava 110 pessoas que tentavam cruzar o Canal da Mancha para entrar no Reino Unido.
Pelo menos 15 pessoas perderam a vida tentando atravessar o Canal da Mancha desde o início do ano, segundo uma contagem da AFP. Em 2023, 12 migrantes morreram, segundo as autoridades.
A nova tragédia ocorreu horas depois de o Parlamento britânico aprovar um controverso projeto de lei que autoriza expulsar para Ruanda solicitantes de asilo que entraram de maneira irregular no Reino Unido.
Em 2023, 29.437 migrantes chegaram à costa inglesa a partir do norte da França, frente a 45.774 em 2022, quando se registrou um recorde de chegadas, segundo o ministério britânico do Interior.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.