Bombardeios constantes geraram cenário de destruição em GazaAFP
Publicado 02/05/2024 11:24
A ONU afirmou nesta quinta-feira (2) que a reconstrução da Faixa de Gaza, devastada pela guerra entre Israel e Hamas, custará entre 30 e 40 bilhões de dólares (R$ 153 e R$ 205 bilhões) e exigirá um esforço sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial.

"As estimativas iniciais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a reconstrução da Faixa de Gaza superam 30 bilhões de dólares e podem alcançar 40 bilhões", declarou Abdallah al-Dardari, diretor do escritório regional para os Estados árabes do PNUD, em uma entrevista coletiva em Amã.
Publicidade
A guerra
Israel prossegue com a ofensiva em Gaza, iniciada em resposta ao ataque sem precedentes do Hamas contra seu território que matou 1.170 pessoas, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses.

Durante o ataque, os milicianos islamistas sequestraram quase 250 pessoas. Israel calcula que 129 permanecem retidas em Gaza e que 34 morreram em cativeiro.

O governo de Netanyahu enfrenta a pressão das famílias dos reféns, que protestaram nesta quinta-feira com fotografias das mulheres mantidas em cativeiro em Gaza diante da residência do primeiro-ministro, em Jerusalém.

A ofensiva aérea e terrestre iniciada por Israel em represália contra o Hamas deixou até o momento 34.596 mortos em Gaza, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território palestino governado pelo Hamas.

Ao menos 28 pessoas morreram em Gaza nas últimas 24 horas, segundo o Hamas, após vários bombardeios que atingiram o norte, centro e sul do território, reduzido a ruínas.
Região é bombardeada desde a primeira quinzena de outubro de 2023 - AFP
Região é bombardeada desde a primeira quinzena de outubro de 2023AFP
Leia mais