Publicado 17/05/2024 10:23
A Terra recebeu parte de sua água a partir de asteroides que colidiram com o planeta durante a sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos. É o que afirma um estudo publicado pela física Brittany Harvison, da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, na edição da revista "Icarus", no último mês de abril. A tese deverá guiar testes de agências espaciais futuramente.
PublicidadeO foco do artigo foi a família de asteroides Erigone, que é rica em água e teve amostras coletadas em missões espaciais. Esse é um dos últimos grupos estudados no projeto Levantamento Espectroscópico de Asteroides Primitivos (PRIMASS, em inglês).
Segundo a pesquisa, todos os membros deste grupo têm uma "assinatura" em sua composição, algo que não está presente em nenhuma outra família. Além disso, cada uma tem níveis de hidratação exclusivos, o que pode facilitar na descoberta de quem transportou água no passado.
A pesquisa de Harvison vai guiar uma missão da NASA na primavera de 2025. Uma espaçonave da agência visitará o asteroide Donaldjohanson, um possível membro da família Erigone, antes de seguir para sua missão principal, de observação de rochas em Júpiter.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.