Hirschberg fica a cerca de 300 km de BerlimReprodução / Internet
Publicado 13/06/2024 11:40 | Atualizado 13/06/2024 12:54
A pequena cidade alemã de Hirschberg, localizada no estado da Turíngia e a cerca de 300km da capital Berlim, enfrentou uma situação inédita durante suas eleições municipais. Com cerca de dois mil eleitores, a cidade realizou a votação sem ter nenhum candidato oficialmente registrado, o que em cédulas de votação completamente em branco.
Publicidade
O evento incomum ocorreu após a aposentadoria do prefeito da cidade, que ocupou o cargo por 40 anos sem enfrentar concorrência. Após deixar o cargo, os eleitores ficaram sem opções de escolha, levando a cidade a improvisar uma solução. Dois nomes foram escolhidos à revelia, por meio de uma enquete, para participar de um segundo turno.
Segundo a imprensa local, a razão por trás da ausência de candidatos é, em grande parte, atribuída ao salário atribuído ao cargo, considerado baixo para os padrões alemães. O valor bruto de 1.623 euros mensais (cerca de 9 mil reais), ainda é reduzido pelos descontos, e é visto como insuficiente para atrair interessados na posição. O soldo é regulamentado para prefeitos de cidades com até três mil habitantes no estado, tornando a função pouco atrativa.
Se nenhum dos candidatos eleitos no segundo turno aceitar o cargo, Hirschberg poderá convocar novas eleições ou enfrentar uma fusão administrativa com uma cidade vizinha.
Leia mais