Proprietário da Tesla, Elon MuskAFP
Publicado 13/06/2024 20:15
Os acionistas da Tesla votaram pela aprovação do pacote salarial multibilionário para Elon Musk, sinalizando apoio ao longevo CEO da fabricante de veículos elétricos e dando munição ao conselho em sua luta para preservar o plano de compensação rejeitado na Justiça.
Publicidade
A aprovação da proposta da empresa foi anunciada na assembleia anual de acionistas da Tesla em Austin, Texas.
A votação seguiu uma intensa campanha do conselho e de Musk para garantir o apoio dos acionistas, e tornou-se um referendo sobre o futuro de Musk na empresa que ele ajudou a transformar em uma potência em veículos elétricos.
O conselho da Tesla argumentou que o pacote salarial - que representa uma parte considerável da riqueza pessoal de Musk - era necessário para motivá-lo a continuar a liderar a longo prazo a montadora mais valiosa do mundo.
O pedido pela manutenção do pacote salarial de Musk foi visto como uma aposta arriscada do conselho da Tesla. A base de acionistas da empresa mudou desde que o acordo foi aprovado pela primeira vez em 2018, e os atuais detentores eram solicitados a aprovar o pagamento pelo desempenho passado, ao mesmo tempo que a Tesla lidava com a desaceleração das vendas de elétricos e questões sobre a demanda pelos seus veículos.
O pacote foi criticado pelo seu tamanho e pela forma como foi concedido. Um juiz de Delaware ordenou em janeiro que todo o plano - agora avaliado em cerca de US$ 48 bilhões - fosse rescindido, dizendo que o processo era profundamente falho devido aos laços estreitos de Musk com vários membros do conselho. O tribunal também disse que a Tesla não conseguiu provar que os acionistas estavam suficientemente informados sobre o negócio.
Em documento regulatório de abril, a Tesla disse esperar que a ratificação pelos acionistas resolvesse as preocupações levantadas pelo tribunal, incluindo o fato de a Tesla não ter divulgado adequadamente detalhes importantes do pacote aos investidores.
Leia mais