China disse que conduziu patrulhas de combate aéreo e marítimo no mesmo dia em respostaDivulgação
Publicado 07/08/2024 18:28
Estados Unidos, Austrália, Canadá e Filipinas realizaram nesta quarta, 7, manobras aéreas e navais no Mar da China Meridional, em uma demonstração de força que, segundo eles, visa promover o estado de direito na região, onde a China tem cada vez mais intensificado reivindicações territoriais.
Publicidade
Em uma resposta aparente, a China disse que conduziu patrulhas de combate aéreo e marítimo no mesmo dia. Militares filipinos disseram que três navios da marinha chinesa "seguiram" as manobras de quatro nações na costa oeste das Filipinas, mas não forneceram mais detalhes.
A China há muito reivindica grande parte do Mar da China Meridional, uma importante rota global de comércio e segurança, e prometeu defender seus interesses territoriais a todo custo. Suas reivindicações se sobrepõem às de estados costeiros menores, incluindo Filipinas e Vietnã, dificultando seu acesso a áreas de pesca tradicionais e interrompendo a exploração de petróleo e gás em suas zonas econômicas exclusivas reconhecidas internacionalmente.
Os militares filipinos disseram que os exercícios de quarta-feira incluíram manobras combinadas de passagem marítima e exercícios de comunicação com helicópteros de assalto voando baixo sobre os navios da Marinha em alto mar. Um exercício de guerra antissubmarino também foi planejado, disse.
Um porta-voz da Marinha das Filipinas, o Contra-Almirante Roy Trinidad, disse que os exercícios não foram direcionados a nenhum país, mas foram "uma expressão coletiva de apoio a uma ordem internacional baseada em regras".
Leia mais