O avião Dassault Falcon 900EX se encontrava na República Dominicana e foi transferido para a FlóridaReprodução / Internet
Publicado 03/09/2024 11:19
A Venezuela tachou, nesta segunda-feira (2), de "pirataria" o confisco pelas autoridades americanas de um avião usado pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, segundo um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

"A Venezuela denuncia perante a comunidade internacional que mais uma vez as autoridades dos Estados Unidos da América, em uma prática criminosa reincidente que não pode ser qualificada de outra coisa que não seja pirataria, confiscou ilegalmente uma aeronave que vinha sendo utilizada pelo presidente da República", assinalou o texto. "Esta ação revela que nenhum Estado e nenhum governo constitucional está a salvo das ações ilegais que não reconhecem o direito internacional".
Publicidade
Apreensão na República Dominicana
Os EUA informaram que apreenderam um avião pertencente ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que se encontrava na República Dominicana e foi transferido para a Flórida, alegando que violava as sanções americanas.
"O Departamento de Justiça apreendeu uma aeronave que foi adquirida ilegalmente por 13 milhões de dólares (73 milhões de reais na cotação atual) através de uma empresa de fachada e foi contrabandeada para fora dos Estados Unidos para ser usada por Nicolás Maduro e seus comparsas", disse o procurador-geral Merrick Garland em comunicado.
Leia mais