Publicado 19/09/2024 15:43
Israel lançou uma onda de ataques aéreos contra alvos do grupo terrorista Hezbollah no Líbano nesta quinta-feira, 19, enquanto o líder do grupo militante disse que dois dias de ataques contra seus membros equivaliam a uma declaração de guerra.
PublicidadeOs ataques ocorreram momentos antes do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, começar a falar sobre os ataques no início desta semana que fizeram com que pagers e walkie-talkies carregados por milhares de membros do grupo explodissem, matando 37 pessoas e ferindo quase 3 mil.
"Este ato criminoso é uma grande operação terrorista e equivale a uma declaração de guerra", disse Nasrallah, prometendo retribuição, mas também reconhecendo que as explosões dos dispositivos deram ao grupo "um golpe duro e severo".
Enquanto ele falava, um par de estrondos sônicos ecoou por Beirute, que a agência de notícias oficial do Líbano atribuiu a aviões de guerra israelenses. Nasrallah reiterou na quinta-feira que o grupo não pararia de atacar Israel até que a guerra em Gaza terminasse.
As tensões na fronteira israelense-libanesa aumentaram, com trocas de tiros mais pesadas e operações israelenses mais agressivas. O governo de Israel está sob pressão para proteger suas cidades do norte e permitir que os moradores evacuados retornem para suas casas. Dezenas de milhares de moradores foram transferidos de ambos os lados da fronteira devido aos combates.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.