Publicado 23/09/2024 10:34
Uma equipe de estudantes arqueólogos descobriu uma mensagem de quase 200 anos e duas moedas dentro de uma garrafa em escavação na cidade de Eu, localizada no norte da França. O texto faz menção a um cidadão da época chamado P.J. Féret, que segundo registros do município, realizou explorações na área onde a garrafa foi encontrada.
Publicidade"P.J. Féret, um nativo de Dieppe, membro de várias sociedades intelectuais, realizou escavações aqui em janeiro de 1825. Ele continua suas investigações nesta vasta área conhecida como Cité de Limes ou Acampamento de César", afirma o texto.
O achado foi compartilhado nas redes sociais da prefeitura local, ressaltando que um testemunho "comovente" foi encontrado. "Uma mensagem foi descoberta em um pequeno frasco de sal do século XIX, acompanhada de duas moedas, tudo contido em um pote de cerâmica. Localizada em uma área anteriormente investigada, trata-se de uma 'cápsula do tempo' enterrada há quase 200 anos", diz a publicação.
A descoberta foi realizada na última segunda-feira (16). Guillaume Blondel, líder da equipe de arqueólogos, expressou sua felicidade com o achado. "Foi um momento absolutamente mágico", disse à emissora "BBC". "Sabíamos que houve escavações aqui no passado, mas encontrar esta mensagem de 200 anos atrás foi uma surpresa total."
Blondel enfatizou que encontrar artefatos com mensagens para o futuro não é algo comum. "Às vezes você vê essas cápsulas do tempo deixadas por carpinteiros quando eles constroem casas, mas é muito raro na arqueologia. A maioria dos arqueólogos prefere pensar que não haverá ninguém vindo depois deles porque já fizeram todo o trabalho", contou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.