Casa Branca, sede do governo dos EUAKaren Bleir/AFP
Publicado 19/11/2024 14:46
A Casa Branca condenou nesta terça-feira, 19, a "retórica irresponsável" da Rússia sobre armas nucleares depois que o presidente russo, Vladimir Putin, flexibilizou as regras para a realização de tais ataques, embora tenha dito que não havia razão para mudar a sua própria posição.
Publicidade
"Esta é mais da mesma retórica irresponsável da Rússia que temos visto nos últimos dois anos", disse à AFP um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.
Autoridades norte-americanas confirmaram recentemente que o presidente Joe Biden, que está no Rio de Janeiro para a cúpula do G20, deu luz verde à Ucrânia para usar mísseis de longo alcance contra o território russo.
“Não estamos surpresos com o anúncio da Rússia sobre a atualização de sua doutrina nuclear”, disse o porta-voz, lembrando que Moscou vinha dando ‘sinais de sua intenção’ há várias semanas.
“Não observando nenhuma mudança na postura nuclear da Rússia, não vemos razão para modificar nossa própria posição ou nossa doutrina em resposta às declarações da Rússia hoje”, acrescentou.
Embora a Casa Branca não tenha dito isso oficialmente, acredita-se que a decisão de autorizar Kiev a usar mísseis de longo alcance contra o território russo seja uma resposta à adição de tropas norte-coreanas às operações militares da Rússia contra a Ucrânia.
Leia mais