Publicado 03/12/2024 14:21
Faltando quatro dias para a reabertura da catedral de Notre-Dame de Paris, devastada por um incêndio em 15 de abril de 2019, aqui estão cinco aspectos de sua história de quase milênios que merecem ser redescobertos.
Maurice de Sully, o primeiro construtor
PublicidadeMaurice de Sully, o primeiro construtor
Maurice de Sully sonhava em construir a maior catedral do mundo ocidental.
Um projeto ambicioso para um homem nascido camponês que se tornou bispo de Paris em 1160. Ele não vinha de uma família poderosa, mas tinha o apoio do rei Luís VII, o Piedoso, com quem havia estudado na escola da catedral de Paris.
O século XII foi uma época de expansão do cristianismo, enfraquecido por heresias e cismas. Maurice de Sully, um grande pregador, estava convencido da necessidade de exaltar o poder da Igreja.
De acordo com seus planos, a catedral, construída depois de ele ter erguido quatro igrejas na Île de la Cité, deveria ser a maior e mais alta. Ela deveria ter torres e um pináculo coroado por um galo para despertar os cristãos adormecidos.
A tradição situa a colocação da primeira pedra em 1163. Maurice de Sully, que morreu em 1196, não viu a conclusão da obra, por volta de 1345.
Um armazém de vinhos
Um projeto ambicioso para um homem nascido camponês que se tornou bispo de Paris em 1160. Ele não vinha de uma família poderosa, mas tinha o apoio do rei Luís VII, o Piedoso, com quem havia estudado na escola da catedral de Paris.
O século XII foi uma época de expansão do cristianismo, enfraquecido por heresias e cismas. Maurice de Sully, um grande pregador, estava convencido da necessidade de exaltar o poder da Igreja.
De acordo com seus planos, a catedral, construída depois de ele ter erguido quatro igrejas na Île de la Cité, deveria ser a maior e mais alta. Ela deveria ter torres e um pináculo coroado por um galo para despertar os cristãos adormecidos.
A tradição situa a colocação da primeira pedra em 1163. Maurice de Sully, que morreu em 1196, não viu a conclusão da obra, por volta de 1345.
Um armazém de vinhos
Durante a Revolução Francesa, a catedral tornou-se propriedade do Estado. Um Te Deum foi cantado em 25 de setembro de 1792 para celebrar a proclamação da República.
Com a abolição do culto católico em 1793, a Notre Dame tornou-se um “templo da razão”, com um altar dedicado à deusa Razão. As estátuas de reis e santos na fachada foram decapitadas ou destruídas em fragmentos que foram espalhados por toda Paris.
Em 1794, Robespierre aprovou a existência de um “Ser Supremo”, cujo culto não exigia edifícios religiosos. As celebrações eram realizadas ao ar livre.
Abandonada e dilapidada, a catedral acabou se transformando em um depósito de vinhos para o Exército.
A coroação de Napoleão
Com a abolição do culto católico em 1793, a Notre Dame tornou-se um “templo da razão”, com um altar dedicado à deusa Razão. As estátuas de reis e santos na fachada foram decapitadas ou destruídas em fragmentos que foram espalhados por toda Paris.
Em 1794, Robespierre aprovou a existência de um “Ser Supremo”, cujo culto não exigia edifícios religiosos. As celebrações eram realizadas ao ar livre.
Abandonada e dilapidada, a catedral acabou se transformando em um depósito de vinhos para o Exército.
A coroação de Napoleão
Napoleão escolheu a Notre Dame para sua coroação como imperador. Ele foi o primeiro soberano francês a fazer isso. Antes dele, apenas Henrique VI da Inglaterra foi coroado rei da França dentro de seus muros, em 1431.
Para a coroação do imperador, a catedral foi rapidamente restaurada. As casas de vários vizinhos foram desapropriadas e demolidas para criar uma grande praça com arquibancadas.
O edifício foi pintado de branco com cal e decorado com tapeçarias repletas de emblemas do Império, que bloqueavam a entrada de luz natural.
Um trono imperial dominava o interior. Seu acesso era feito por uma escadaria com 24 degraus cobertos com carpete azul.
Um segundo trono foi preparado para o Papa Pio VII, praticamente relegado ao papel de testemunha da autocoroação de Napoleão.
A cerimônia, imortalizada pelo pintor David, durou três horas no frio congelante de 2 de dezembro de 1804.
Salva por um romance
Para a coroação do imperador, a catedral foi rapidamente restaurada. As casas de vários vizinhos foram desapropriadas e demolidas para criar uma grande praça com arquibancadas.
O edifício foi pintado de branco com cal e decorado com tapeçarias repletas de emblemas do Império, que bloqueavam a entrada de luz natural.
Um trono imperial dominava o interior. Seu acesso era feito por uma escadaria com 24 degraus cobertos com carpete azul.
Um segundo trono foi preparado para o Papa Pio VII, praticamente relegado ao papel de testemunha da autocoroação de Napoleão.
A cerimônia, imortalizada pelo pintor David, durou três horas no frio congelante de 2 de dezembro de 1804.
Salva por um romance
Foi após a publicação do romance "Notre-Dame de Paris", de Victor Hugo, em 1831, que a opinião pública tomou conhecimento do estado de deterioração desse tesouro gótico.
Depois de muitas revoluções, saques e incêndios, o monumento ficou em ruínas e as autoridades chegaram a considerar sua demolição.
"É difícil não suspirar, não se indignar com as degradações e mutilações que o tempo e os homens infligiram ao mesmo tempo a esse venerável monumento", escreveu Victor Hugo.
Em seu trabalho, Hugo personifica a catedral como uma mulher de carne e pedra, despertando uma emoção coletiva.
O sucesso do romance levou à criação do Service des Monuments Historiques em 1834, que nomeou Eugène Viollet-le-Duc como o arquiteto responsável por sua restauração.
O trabalho levou mais de 20 anos e restaurou a catedral à aparência que ela mantinha até o incêndio em 2019.
Gárgulas e quimeras
Depois de muitas revoluções, saques e incêndios, o monumento ficou em ruínas e as autoridades chegaram a considerar sua demolição.
"É difícil não suspirar, não se indignar com as degradações e mutilações que o tempo e os homens infligiram ao mesmo tempo a esse venerável monumento", escreveu Victor Hugo.
Em seu trabalho, Hugo personifica a catedral como uma mulher de carne e pedra, despertando uma emoção coletiva.
O sucesso do romance levou à criação do Service des Monuments Historiques em 1834, que nomeou Eugène Viollet-le-Duc como o arquiteto responsável por sua restauração.
O trabalho levou mais de 20 anos e restaurou a catedral à aparência que ela mantinha até o incêndio em 2019.
Gárgulas e quimeras
Enquanto as gárgulas das calhas de Notre Dame são medievais, as quimeras da balaustrada foram acrescentadas pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc no século XIX.
Inspirada nas caricaturas de Honoré Daumier, essa coleção de criaturas fantásticas na forma de macacos, homens selvagens, dragões e pelicanos vigia Paris.
Um deles, o Estirge, um vampiro alado e chifrudo com a língua para fora, tornou-se um símbolo da cidade.
No auge da revolução industrial, Viollet-le-Duc usou técnicas medievais para construí-las, como fez com a torre que desapareceu no incêndio de 2019.
Em 23 de junho, as quimeras e as gárgulas foram devolvidas ao seu lugar. Cinco delas haviam sido danificadas pelo fogo. A torre, por outro lado, foi reconstruída de forma idêntica.
Inspirada nas caricaturas de Honoré Daumier, essa coleção de criaturas fantásticas na forma de macacos, homens selvagens, dragões e pelicanos vigia Paris.
Um deles, o Estirge, um vampiro alado e chifrudo com a língua para fora, tornou-se um símbolo da cidade.
No auge da revolução industrial, Viollet-le-Duc usou técnicas medievais para construí-las, como fez com a torre que desapareceu no incêndio de 2019.
Em 23 de junho, as quimeras e as gárgulas foram devolvidas ao seu lugar. Cinco delas haviam sido danificadas pelo fogo. A torre, por outro lado, foi reconstruída de forma idêntica.
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