Publicado 13/01/2025 08:33
O Exército russo anunciou, nesta segunda-feira (13), a captura de Pishchane, uma cidade mineradora perto de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, uma área onde as forças russas vêm avançando há vários meses.
PublicidadeO Ministério da Defesa russo disse que "libertou" a cidade, localizada a menos de 10 km de Pokrovsk e que abriga uma grande mina de carvão.
Em Pishchane, um dos três poços desta mina, a produção teve que ser interrompida em 12 de dezembro devido a conflitos nas proximidades, de acordo com a siderúrgica Metinvest, a maior do país e proprietária das instalações.
No total, 3.500 pessoas ainda trabalhavam lá no início de dezembro, em comparação com 10.000 antes da ofensiva russa.
Os outros dois poços, localizados em Udachne e Kotlyne, ficam mais a oeste de Pishchane e estão sob o controle das forças ucranianas.
Nas últimas semanas, as tropas russas apertaram o cerco em torno de Pokrovsk, uma cidade estratégica para o Exército ucraniano.
Se as forças russas tomarem Pokrovsk, será um sério revés para Kiev, não apenas a nível militar, mas também econômico, já que sua mina é a única em mãos ucranianas que produz coque, um tipo de carvão necessário para fazer aço.
A indústria siderúrgica ucraniana, o segundo maior setor de exportação depois da agricultura, foi duramente atingida pela invasão, mas ainda desempenha um papel crucial para o país.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.