Publicado 14/01/2025 18:22
O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, notificou o Congresso sobre a intenção de remover Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo. A medida, parte de um acordo mediado pela Igreja Católica, prevê a libertação de dezenas de prisioneiros políticos na ilha até 20 de janeiro, último dia do mandato do democrata.
PublicidadeO plano inclui reverter sanções impostas por Donald Trump em 2017, mas deve ser revogado pelo presidente eleito, que assume na próxima semana. O aliado do republicano Marco Rubio, futuro secretário de Estado e crítico do regime cubano, deve reforçar as sanções contra a ilha.
Trump recolocou Cuba na lista de patrocinadores do terrorismo em 2021, citando apoio do país ao regime de Nicolás Maduro, a recusa em extraditar rebeldes colombianos e o abrigo a americanos procurados. Grupos de direitos humanos, incluindo a Conferência de Bispos Católicos dos EUA, pressionaram Biden, alegando falta de evidências de envolvimento cubano com terrorismo atualmente.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.