Navio petroleiro e de carga colidem no Mar do Norte, na Ingraterra - Reprodução / Redes Sociais
Navio petroleiro e de carga colidem no Mar do Norte, na IngraterraReprodução / Redes Sociais
Publicado 10/03/2025 20:16
Dois navios colidiram e pegaram fogo na manhã desta segunda-feira (10) no Mar do Norte, a cerca de 21 quilômetros da costa de East Yorkshire, no Reino Unido. Das embarcações, uma petroleira e outra de carga, foram evacuadas 36 pessoas. Um funcionário foi hospitalizado e outro está desaparecido.
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Segundo a Guarda Costeira da Realeza Britânica, o alarme foi dado às 9h48 local. De acordo com a imprensa britânica, a operação de resgate teve início às 10h20, com helicópteros, botes, aviões e embarcações com capacidade de combate a incêndios. A Royal National Lifeboat Institution (RNLI) também participou da operação.
Os dois navios que colidiram são o Solong, porta-contêineres que navega sob bandeira portuguesa, com 140 metros de comprimento, e o Stena Immaculate, petroleiro com bandeira dos EUA, com 183 metros. O segundo é um dos dez que carrega petróleo para abastecer combustível das forças armadas americanas em conflito.
O Solong partiu de Grangemouth, na Escócia, e seguia para Roterdão, na Holanda. Já o Stena Immaculate saiu da Grécia e ia para o Reino Unido, mas estava ancorado no momento do acidente. 
No X, antigo Twitter, a secretária de transportes do Reino Unido, Heidi Alexander, mostrou preocupação com o acidente. "Fiquei preocupada ao saber da colisão entre dois navios no Mar do Norte esta manhã e estou em contato com autoridades e a Guarda Costeira da Realeza Britânica conforme a situação se desenvolve. Gostaria de agradecer a todos os profissionais de emergência envolvidos pelos esforços contínuos em responder ao incidente", escreveu.
Mesmo após horas de resgate, os dois navios continuaram em chamas e as buscas pelo funcionário desaparecido foram encerradas. "36 membros da tripulação foram levados em segurança para a costa, uma pessoa foi levada para o hospital. Um membro da tripulação do Solong continua desaparecido, após uma extensa busca pelo membro da tripulação desaparecido, infelizmente eles não foram encontrados e a busca terminou", informou a guarda costeira.
Ao portal "Sky News", Martyn Boyers, presidente-executivo do Porto de Grimsby East, disse que o piloto automático pode ter causado a colisão entre os navios. Eles têm uma coisa chamada piloto automático, e é isso que eu suspeito que seja o problema. Se o navio estiver no piloto automático e não houver ninguém na ponte, o que pode acontecer, ele seguirá em frente. O piloto automático apenas define um curso, não desvia, não há curva no mar. Eles simplesmente seguem em frente por quilômetros, centenas de quilômetros, e teriam seguido em uma direção reta. É difícil entender o que aconteceu ou por que aconteceu", afirmou.
Risco ambiental
De acordo com a Crowley, empresa que opera o Stena Immaculate, no momento do acidente o navio transportava 220 mil barris de combustível de aviação em 16 tanques de carga. Como resultado da colisão, "pelo menos um tanque de carga contendo combustível Jet-A1 foi rompido", disse a empresa.
"Neste momento, não está claro qual volume de combustível pode ter sido liberado como resultado do incidente. Crowley está apoiando as autoridades relevantes no Reino Unido que estão investigando o incidente e encaminhará a elas quaisquer perguntas adicionais sobre possíveis causas", disse.
Já o navio de carga Solong transportava 15 contêineres do composto altamente tóxico cianeto de sódio, entre outras cargas. A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) descreve o cianeto de sódio como um sólido branco semelhante a um cristal com um leve odor de amêndoa. É usado na indústria para limpeza de metais, galvanoplastia e extração, e fotografia. Também pode ser usado para fazer outros produtos químicos.

O cianeto de sódio libera gás cianeto de hidrogênio, que interfere na capacidade do corpo de usar oxigênio, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). "A exposição ao cianeto de sódio pode ser rapidamente fatal", alerta. Ele é "reativo à água. Os recipientes podem explodir quando aquecidos ou se estiverem contaminados com água", completa o CDC.
A guarda costeira informou que está acompanhando o acidente de perto e avaliando se serão necessárias medidas para prevenir um desastre ambiental. "Uma avaliação de qualquer resposta necessária de contra poluição está sendo realizada pela Agência Marítima e da Guarda Costeira. O Representante do Secretário de Estado para Salvamento Marítimo e Intervenção está trabalhando com os salvadores e as companhias de seguros", disse.
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