Butch Wilmore decolou da Terra em 5 de junho de 2024 - AFP
Butch Wilmore decolou da Terra em 5 de junho de 2024AFP
Publicado 21/03/2025 10:18
A filha do astronauta Barry "Butch" Wilmore afirmou, nesta quinta-feira (20), que o pai está "indo bem", mas enfrentando um "momento difícil" para se ajustar à gravidade após sua longa estadia de nove meses no espaço. A aeronave retornou à Terra na última terça-feira (18).
Publicidade
Em sua conta do TikTok, Daryn Wilmore comentou sobre a adaptação de Barry: "É difícil, mas ele é um soldado."
Uma das maiores mudanças enfrentadas pelos astronautas é a ausência de microgravidade, que permite que eles flutuem dentro da espaçonave ou durante caminhadas espaciais. 
De acordo com a Nasa, "sem a gravidade da Terra afetando o corpo humano, os ossos que suportam peso perdem em média 1% a 1,5% da densidade mineral por mês durante o voo espacial". "Os astronautas também perdem massa muscular em microgravidade mais rápido do que perderiam na Terra."
Barry Wilmore e Suni Williams decolaram da Terra em 5 de junho de 2024. A tripulação deveria permanecer na Estação Espacial Internacional por apenas oito dias. No entanto, após a atracação na Estação, a Starliner apresentou grandes problemas, e a decisão foi manter Barry e Suni em órbita por segurança.
 
Leia mais