Publicado 13/04/2025 08:20 | Atualizado 14/04/2025 09:35
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Peter Hegseth, fez uma declaração polêmica durante entrevista ao canal Fox News na última quinta-feira, 10. Ele se referiu à América Latina como "nosso quintal" ao criticar a influência da China na região. Segundo Hegseth, o governo norte-americano vai concentrar esforços para reduzir a presença comercial de Pequim nas Américas.
PublicidadeDurante a entrevista, Hegseth acusou ex-presidente Barack Obama de ter permitido a expansão comercial da China na América Latina:
"O governo (Barack) Obama tirou os olhos da bola e deixou a China tomar toda América do Sul e Central, com sua influência econômica e cultural, fazendo acordos com governos locais de infraestrutura ruim, vigilância e endividamento. O Presidente Trump disse ‘não mais’, vamos recuperar o nosso quintal".
A fala do secretário de Defesa é mais um capítulo da guerra comercial travada entre os Estados Unidos e Pequim. A política tarifária do governo Trump é especialmente rígida com Pequim. Por sua vez, a China adotou o princípio da reciprocidade para taxar produtos dos EUA.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.