Milhares de fiéis foram se despedir durante alguns segundos do papa FranciscoAFP
Publicado 25/04/2025 14:49
A procissão de milhares de fiéis e turistas para prestar homenagem ao papa Francisco terminou nesta sexta-feira (25), uma hora antes do fechamento do caixão do jesuíta argentino em uma cerimônia privada.

Imagens de televisão mostraram a capela-ardente na Basílica de São Pedro se esvaziando, enquanto cardeais, padres e funcionários da Santa Sé permaneceram no local. O funeral acontecerá no sábado (26).
Publicidade
Mais de 250 mil pessoas prestaram homenagens diante do caixão do papa Francisco durante os três dias de velório na Basílica de São Pedro, segundo o Vaticano.
O primeiro pontífice latino-americano superou assim as 195 mil pessoas que se despediram de seu predecessor Bento XVI após sua morte em 31 de dezembro de 2020.
Os presidentes e monarcas de todo o mundo se despediram do primeiro pontífice latino-americano, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a sua comitiva composta por quatro ministros de Estado, os chefes dos Três Poderes e dez parlamentares.
Funeral
O enterro de Francisco acontecerá no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, o primeiro de um pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

A cerimônia terá a presença do sobrinho do papa, Mauro Bergoglio, que viajou a Roma graças a uma doação privada em meio a uma confusão protocolar do governo de Javier Milei.

O túmulo será de mármore e terá apenas uma palavra, "Franciscus". Uma reprodução da cruz peitoral que o papa utilizava acompanhará o conjunto.

A sepultura de Francisco ficará em uma nave lateral da basílica, perto do altar de São Francisco. O público geral poderá visitar o local a partir de domingo (27).

As autoridades italianas determinaram uma zona de exclusão aérea sobre Roma e mobilizaram unidades antidrone com sistemas de inibição de sinais para evitar qualquer atividade suspeita.

Aviões de combate estão em alerta para intervir, enquanto helicópteros policiais sobrevoam o centro histórico e franco-atiradores foram posicionados nos telhados da Via della Conciliazione, que leva à Praça São Pedro, e na colina próxima de Gianicolo.
*Com informações da AFP
Leia mais