Putin agradeceu a Kim após a Coreia do Norte confirmar envio de tropas a Kursk pela primeira vezAFP
Publicado 28/04/2025 07:38
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu nesta segunda-feira (28) ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, a "proeza" dos combatentes de seu país que lutaram pela Rússia contra as forças da Ucrânia na região russa de Kursk, que Moscou afirma ter conseguido retomar de maneira integral.
Publicidade
Putin agradeceu a Kim pouco depois de a Coreia do Norte confirmar pela primeira vez que tropas do país foram enviadas a Kursk, meses após a Coreia do Sul e várias potências ocidentais acusarem Pyongyang de enviar soldados para a ofensiva.
"Os amigos coreanos agiram guiados por sentimentos de solidariedade, justiça e verdadeira camaradagem", disse Putin, em um comunicado publicado pelo Kremlin.
"Nós apreciamos muito isso e estamos profundamente gratos ao camarada Kim Jong Un pessoalmente (...) e ao povo norte-coreano", declarou.
O comandante do Estado-Maior russo, Valeri Guerasimov, elogiou no sábado o "heroísmo" dos soldados norte-coreanos que, segundo ele, "prestaram uma ajuda significativa" para derrotar as Forças Armadas ucranianas.
As tropas da Ucrânia efetuaram, em meados de 2024, uma ofensiva na região russa de Kursk e conseguiram controlar várias faixas do território, um golpe surpresa em meio a um conflito que começou em fevereiro de 2022.
A Rússia reivindicou no fim de semana que suas tropas conseguiram recuperar o controle total desta região russa, mas o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou no domingo que seu Exército continua combatendo em Kursk.
Leia mais