Publicado 08/05/2025 20:05
Rio - O recém-eleito papa Leão XIV já passou por terras brasileiras — mais especificamente na cidade de São Paulo. Em 2012, ainda como padre e em missão pela Ordem dos Agostinianos, Robert Francis Prevost celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu, localizada no bairro do Belenzinho, Zona Leste da capital paulista.
PublicidadeA celebração aconteceu no dia 3 de dezembro daquele ano, quando Prevost visitava uma comunidade agostiniana no Brasil. Na época, ele ocupava um cargo de liderança dentro da ordem e aproveitou a viagem pastoral para se reunir com os fiéis paulistanos.
"Passou, celebrou e visitou a comunidade. Mesmo através dos seus irmãos agostinianos, isso mostra que ele tem uma visão do Brasil — e também do mundo. Ele conhece o Brasil. É um dado importante", afirmou Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar de São Paulo, em entrevista concedida ao G1 nesta quinta-feira (8), data do anúncio do novo pontífice.
Segundo Dom Cícero, o episódio gerou grande comoção entre os fiéis da Paróquia. O pároco da igreja relatou que, após a notícia da eleição de Prevost como papa, muitos começaram a visitar o local para ver de perto o cálice usado por ele durante a celebração de 2012 — um objeto que permanece preservado na paróquia.
Quem é Leão XIV
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, país de maioria protestante. Ele também possui cidadania peruana, adquirida após anos de missão no Peru, onde foi nomeado bispo em 2015. Ele é agostiniano e considerado progressista.
Mas o que é ser agostiniano? Significa seguir uma espiritualidade baseada nos ensinamentos de Santo Agostinho de Hipona, filósofo e teólogo do século IV. A espiritualidade agostiniana valoriza a vida em comunidade como forma de viver o Evangelho, a busca interior por Deus por meio da oração e do autoconhecimento, o amor como centro das ações cristãs, expresso na caridade, no serviço e no perdão, e o compromisso com a justiça social, especialmente junto aos mais pobres. Também há uma forte valorização da razão como aliada da fé, o que resulta numa sólida tradição acadêmica.
Os agostinianos atuam em diversos campos como educação, pastoral, ação social e missões internacionais, com presença marcante em escolas e universidades.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.