Publicado 26/05/2025 21:51
A organização Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês) anunciou, nesta segunda-feira (26), que começou a entregar alimentos no território palestino, e indicou que tem sofrido ameaças do Hamas.
PublicidadeA GHF foi criada recentemente com o apoio do governo dos Estados Unidos para distribuir ajuda na Faixa por conta dos impedimentos que Israel impõe à ONU para realizar essa tarefa humanitária.
"A fundação humanitária de Gaza começou hoje suas operações em Gaza, entregando caminhões carregados de alimentos em seus locais seguros, onde começou a distribuição para a população de Gaza. Amanhã, mais caminhões carregados com ajuda serão entregues e o fluxo de ajuda aumentará diariamente", afirmou a GHF em comunicado.
Como se pode ver em fotos compartilhadas pela mesma fundação, vários caminhões chegaram carregados com alimentos entregues em acampamentos cercados.
A fundação, com sede em Genebra e criada há alguns meses, anunciou em 14 de maio que tinha a intenção de distribuir cerca de 300 milhões de refeições na Faixa de Gaza durante um período inicial de 90 dias.
A ONU e outras ONGs advertiram que não vão colaborar com a GHF neste trabalho por seus vínculos com Israel.
Segundo as Nações Unidas, a fundação não respeita os princípios de "imparcialidade, neutralidade e independência".
Nesta segunda-feira, a GHF denunciou que vários de seus membros receberam ameaças de morte do movimento palestino Hamas durante as atividades de distribuição de ajuda na Faixa de Gaza.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.