Diretores de 'No Other Land' convidaram a imprensa após recentes episódios de violência, como invasões de colonosJOHN WESSELS / AFP
Publicado 02/06/2025 15:39
Soldados e policiais israelenses impediram, nesta segunda-feira (2), que jornalistas da AFP e de outros meios internacionais entrassem na vila do diretor palestino Basel Adra, vencedor do Oscar, que os convidou.
Publicidade
Seu filme “Sem Chão” ("No Other Land", no título original), realizado junto com o israelense Yuval Abraham, aborda o deslocamento forçado dos palestinos em Masafer Yatta, região da Cisjordânia ocupada, declarada zona militar restrita por Israel nos anos 1980.
Este documentário mostra escavadoras que demoliam casas e muros escolares, assim como as provocações e os ataques de colonos que habitam os arredores.
Adra e Abraham convidaram os jornalistas a visitarem Masafer Yatta nesta segunda após vários episódios de violência nas últimas semanas, especialmente invasões de colonos nessas vilas, de acordo com os diretores.
"As demolições realizadas por soldados e autoridades israelenses contra nossas casas, escolas e bens aumentam de forma desenfreada", declarou Adra à AFP ao sair da vila.
Quando os jornalistas chegaram à entrada de Tuwani, a vila de Adra, policiais e militares israelenses os impediram de entrar, e informaram que estavam instalando um posto de controle por 24 horas.
Também proibiram de entrar na comunidade uma delegação da Autoridade Palestina que chegou depois dos jornalistas.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamista Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023, os atos de violência aumentaram na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel desde 1967.
Israel anunciou na semana passada a criação de 22 novas colônias, causando fortes condenações no exterior.
Leia mais