Publicado 18/06/2025 08:22
Uma juíza ordenou nesta terça-feira (17) que o governo dos Estados Unidos volte a emitir passaportes com marcadores que correspondam à identidade de gênero do titular ou com uma designação de gênero "X".
PublicidadeO Departamento de Estado anunciou em janeiro que deixaria de emitir passaportes com o gênero X, em virtude de um decreto emitido pelo presidente Donald Trump em seu primeiro dia no cargo.
Uma decisão federal de Boston concluiu em abril que o decreto era discriminatório e suspendeu a mudança em favor de seis demandantes transgêneros ou não binários. Hoje, ela estendeu a suspensão a todas as pessoas afetadas pela mudança de política.
A justiça tentou que o Departamento de Estado retomasse a emissão dos passaportes até que houvesse uma decisão sobre o mérito do caso ou uma decisão contrária do tribunal ou de uma corte superior.
A primeira política norte-americana com o gênero X foi entregue em outubro de 2021 pelo Departamento de Estado, que especificou que X estava reservado para "pessoas não binárias, intersexo" e, de forma mais ampla, para aquelas que não se aprovaram dentro dos critérios propostos até então.
Durante sua campanha eleitoral, Trump criticou as políticas de diversidade, igualdade e inclusão do governo Biden e do setor empresarial, e prometeu acabar com o que chamou de “delírio transgênero” nos Estados Unidos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.