Com 123 metros de altura, o Starship é o maior e mais poderoso foguete do mundoReprodução / Redes sociais
Publicado 19/06/2025 10:21
Um foguete da SpaceX explodiu, na noite desta quarta-feira (18), durante um teste realizado em Brownsville, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A empresa, que pertence ao bilionário Elon Musk, confirmou o incidente nas redes sociais e afirmou que não houve feridos.
Publicidade
"Na quarta-feira, 18 de junho, aproximadamente às 23h (horário central), a nave estelar, que se preparava para o décimo teste de voo, sofreu uma anomalia grave enquanto estava em uma plataforma de testes na Base Estelar. Uma área de segurança ao redor do local foi mantida durante toda a operação e todo o pessoal está seguro e contabilizado", escreveu.
A empresa também disse que "não há riscos para os moradores das comunidades vizinhas" e pediu que as pessoas "não tentem se aproximar da área enquanto as operações de segurança continuam".
Musk fez uma publicação em suas redes na manhã desta quinta-feira (19). "Só um arranhão", ele escreveu no X (antigo Twitter). Não ficou claro se ele estava se referindo à explosão do foguete.
Megafoguete
Com 123 metros de altura, o Starship é o maior e mais poderoso foguete do mundo e é essencial para a visão de longo prazo de Musk de colonizar Marte.

O Starship é anunciado como um foguete totalmente reutilizável com capacidade de carga de até 150 toneladas métricas.

O último revés ocorreu após a explosão de um protótipo da Starship sobre o Oceano Índico no final de maio.

O maior e mais poderoso veículo de lançamento já construído decolou da base Starbase em 27 de maio, mas o propulsor Super Heavy do primeiro estágio explodiu em vez de executar o pouso planejado no Golfo do México.

As duas saídas anteriores também terminaram mal, com o estágio superior se desintegrando sobre o Caribe.

No entanto, os fracassos provavelmente não farão muito para prejudicar as ambições espaciais de Musk.

A SpaceX tem apostado que seu princípio de "falhar rápido, aprender rápido", que a ajudou a dominar os voos espaciais comerciais, acabará dando frutos.
* Com informações da AFP
Leia mais