Preta Gil faleceu aos 50 anos Reprodução/Instagram
Publicado 20/07/2025 20:14
Rio - Preta Gil morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos. A informação foi confirmada ao Dia pela assessoria da artista que estava em Nova York, nos Estados Unidos, realizando um tratamento alternativo contra um câncer de intestino diagnosticado em 2023. 
Publicidade
Desde a descoberta do problema de saúde, a artista passou por duas cirurgias complexas. A primeira, realizada cerca de sete meses depois do diagnóstico, durou 14 horas e incluiu a retirada do tumor e do útero. Ela permaneceu internada por quase um mês.
Em dezembro do ano passado, Preta foi submetida a uma nova cirurgia ainda mais delicada, com cerca de 21 horas de duração. Na ocasião, foram removidas partes do aparelho digestivo e do sistema linfático. A cantora ficou internada por 55 dias e teve alta em fevereiro de 2025.
No início de abril, ela foi internada no Rio de Janeiro para realizar exames e tomar alguns medicamentos. Quatro dias depois, foi transferida em um avião particular para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No dia 16 do mesmo mês, a artista recebeu alta.
Trajetória
A carioca Preta Maria Gadelha Gil Moreira iniciou a carreira artística depois de ser convencida por amigos, como Ana Carolina e Ivete Sangalo, e lançou o primeiro álbum de estúdio, intitulado "Prêt-à Porter" (2003), com destaque para a faixa "Sinais de Fogo". Também gravou os discos "Preta" (2005), "Sou Como Sou" (2012) e "Todas as Cores" (2017).  
Em 1990, quase desistiu da carreira após o falecimento do irmão, Pedro. O rapaz morreu aos 19 anos em um acidente de carro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. A retomada veio por incentivo da apresentadora Regina Casé.
Para celebrar 10 anos de trajetória nos palcos, a artista gravou o DVD "Bloco da Preta", que contou com as participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Anitta, Israel Novaes e Thiaguinho. Em 2014, surge o famoso trio de carnaval inspirado na turnê comemorativa.
Estreou em novelas ao integrar "Agora é Que São Elas" (2003), da TV Globo. Participou das séries "Ó Paí, Ó" (2008), "As Cariocas" (2010) e "Vai que Cola" (2015). Em 2017, brilhou em outro palco: na Marquês de Sapucaí como rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira. Apresentou o programa TVZ, no Multishow, em 2024. 
Vida Pessoal
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira mulher do cantor, Preta Gil tinha como irmãos Pedro e Maria, frutos do casamento dos pais, Nara e Marília, do casamento de Gil com Belina de Aguiar, e Bem, José e Bela Gil, da relação do cantor com Flora. A cantora era sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa (1945-2022). 
Declaradamente bissexual, Preta Gil foi casada com o ator Otávio Müller com quem teve seu único filho, Francisco. O rapaz é pai de Sold e Maria, neta da cantora. Também se envolveu com o mergulhador Carlos Henrique Lima, os atores Caio Blat e Paulo Vilhena, e o apresentador Marcos Mion. 
Seu último relacionamento foi com Rodrigo Godoy e chegou ao fim em 2023. A separação ocorreu quando artista já enfrentava a doença. Em algumas entrevistas, ela contou que ela a traiu durante o tratamento do câncer. 
Leia mais