Publicado 09/08/2025 07:55
Nagasaki observou um minuto de silêncio neste sábado (9) em memória do momento em que a bomba atômica caiu sobre a cidade japonesa há 80 anos, enquanto o sino restaurado de uma igreja foi ouvido pela primeira vez desde o ataque.
Às 11h02 locais de 9 de agosto de 1945, três dias após Hiroshima, Nagasaki sofreu o horror da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
PublicidadeÀs 11h02 locais de 9 de agosto de 1945, três dias após Hiroshima, Nagasaki sofreu o horror da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 74 mil pessoas perderam a vida nessa cidade do sudoeste do Japão, que se somaram às 140 mil vítimas de Hiroshima.

Contexto
Em agosto de 1945, nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão — a primeira em Hiroshima, no dia 6, e a segunda em Nagasaki, no dia 9 — com o objetivo de forçar a rendição japonesa.
O Japão já estava enfraquecido por anos de guerra, bloqueios navais e bombardeios convencionais, mas mantinha resistência à rendição incondicional exigida pelos Aliados.
As explosões devastaram as cidades, matando instantaneamente dezenas de milhares de pessoas e deixando outras tantas com ferimentos graves e efeitos da radiação. Poucos dias depois, em 15 de agosto, o imperador Hirohito anunciou a rendição do Japão, encerrando oficialmente a guerra no Pacífico.
Com informações da AFP.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.